PE-15 A experiência de trainee no grupo de pesquisa em cuidado farmacêutico da Universidade Federal do Espírito Santo
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Palavras-chave

Grupos de Pesquisa
Relato de Experiência
Revisão Sistemática

Como Citar

Bitiler Gallo, M., Braga Perin, J. L., de Sousa Silva, D., Couto Rosa, L., & Araújo dos Santos Júnior, G. (2025). PE-15 A experiência de trainee no grupo de pesquisa em cuidado farmacêutico da Universidade Federal do Espírito Santo. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 10(s1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2025.v10.e00190

Resumo

Introdução: O Grupo de Pesquisa em Implementação e Integração do Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo foi fundado em 2019, conta com 20 membros e abrange diferentes linhas de pesquisa relacionadas ao cuidado farmacêutico. A participação ativa em atividades de pesquisa pode contribuir no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais entre os estudantes, e conduzem ao crescimento da proficiência intelectual e metodológica.1 Nesse contexto, o aluno trainee está em treinamento para na sequência assumir um projeto de Iniciação Científica (IC). Diferentemente do aluno IC, que desenvolve a pesquisa com maior autonomia, e do pós- graduando, que atua com aprofundamento teórico e metodológico, o trainee está em fase introdutória, aprendendo os fundamentos da pesquisa científica. Diante do exposto, torna-se relevante evidenciar as experiências de uma aluna trainee, a fim de contribuir com o desenvolvimento científico na área. Objetivo: Relatar a experiência de uma aluna trainee inserida em um grupo de pesquisa em cuidado farmacêutico. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de uma trainee, inserida em um grupo de pesquisa e envolvida em atividades do grupo. As ações foram realizadas em outubro de 2024 e abril de 2025, organizadas em três eixos principais de atuação: i) participação em reuniões semanais: com leitura crítica de artigos científicos, seminários temáticos e discussões formativas; ii) acompanhamento de defesa de trabalho de conclusão de curso (TCC): visando à compreensão crítica das etapas metodológicas e discursivas, na graduação e na pós-graduação; iii) envolvimento em uma revisão sistemática na área de cuidados paliativos2,3(CP): atuando desde a busca nas bases de dados, leitura e extração dos artigos. Resultados: A experiência nas reuniões semanais proporcionou a trainee significativo desenvolvimento da capacidade de análise crítica na leitura de artigos e promoveu a troca de conhecimento por meio de discussões colaborativas. Foram acompanhados defesas de TCC (monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado), o que possibilitou à trainee familiarização com as apresentações científicas e compreensão crítica do processo de elaboração de um TCC. Já a participação em uma revisão sistemática oportunizou o aprendizado sobre o cuidado farmacêutico a pacientes em cuidados paliativos, bem como o entendimento das etapas de elaboração de estudos que sintetizam a literatura e geram evidências científicas. Conclusão: A participação ativa da discente no grupo de pesquisa tem possibilitado o desenvolvimento de competências acadêmicas, como o fortalecimento da visão crítica em todo processo de pesquisa, ampliando suas perspectivas na área. Além disso, tem oportunizado o desenvolvimento pessoal e acadêmico da trainee, impulsionando o senso de responsabilidade, aprimorando a capacidade de trabalho em equipe, e assim, concretizando um caminho para o crescimento pessoal.

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2025.v10.e00190
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Copyright (c) 2025 Marcella Bitiler Gallo, João Lucas Braga Perin, Danila de Sousa Silva, Larissa Couto Rosa, Genival Araújo dos Santos Júnior