Abstract
Introdução: As ações extensionistas são fundamentais na formação profissional, especialmente em cursos da saúde, pois
promovem interação direta entre a universidade e a sociedade. Assim, a Liga Acadêmica de Cuidado Farmacêutico (LACF)
destaca-se como um projeto de extensão que tem por objetivo desenvolver atividades no campo do cuidado farmacêutico,
complementando a formação de estudantes de Farmácia. Neste contexto, o marketing digital é uma ferramenta que pode ser
utilizada em projetos de extensão, pela sua capacidade de divulgação de informações, tanto de teor educativo, quanto para a
promoção de ações em saúde, permitindo alcançar um público-alvo diverso nas redes sociais. Objetivo: Descrever o uso do marketing digital pela LACF em atividades voltadas para promoção de ações de extensão, com foco em experiências e aprendizados. Método: Este relato de experiência foi desenvolvido a partir da vivência da equipe de Marketing Digital da LACF durante o ano de 2024. O perfil no Instagram® foi a principal rede social utilizada, por meio de posts, stories e reels. Além disso, conteúdos específicos foram criados para abordar datas temáticas, fazendo uso de linguagem acessível, com a intenção de que a mensagem fosse transmitida aos seguidores. Para a elaboração dos conteúdos, utilizou-se as ferramentas Adobe Photoshop®, Adobe Premiere Pro® e Canva®. Resultados: Eventos como o “Dezembro Solidário”, campanha voltada a uma comunidade socioeconomicamente vulnerável, em que realizou-se aferição de parâmetros clínico-antropométricos e orientações em saúde, e o “3° Simpósio da LACF”, realizado de forma online, em que permitiu a participação de alunos de diversas universidades do Brasil. Ademais, a LACF pode ter influenciado o conhecimentos dos alunos, uma vez que estimulou o aprendizado por meio da comunicação acessível sobre temas de saúde e pode ter aprimorando a criatividade e habilidades organizacionais. A possibilidade de alcançar diversas pessoas gerou um sentimento gratificante à equipe de marketing. Em contrapartida, alguns desafios se tornaram evidentes, como: gerenciar a demanda constante por novos conteúdos, criar publicações, editar vídeos e manter um cronograma ativo, o que se mostrou complexo devido a outras responsabilidades acadêmicas. Conclusão: O marketing contribuiu para desenvolvimento de competências entre os alunos, aprimorando conhecimentos, habilidades e atitudes e para o fortalecimento da presença da universidade na comunidade. Assim, o marketing digital pode ser ferramenta de uso em ações extensionistas, engajando públicos diversos e estreitando as relações entre universidade e comunidade.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Bernardo Aparecido Buqueroni Mateini, Ana Beatriz Teixeira Souza, Cassiane Araujo Elias, Leonardo Alberto Gonçalves da Silva, Pedro Henrique de Almeida Satil Gonçalves, Raianny Ferraz Valim do Valle, Larissa Couto Rosa, Genival Araujo dos Santos Júnior