PE-31 Pandemia de Covid-19: um estudo longitudinal dos seus impactos sobre a saúde mental de universitários
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Palavras-chave

Ansiedade
Depressão
Pandemia
Universitários

Como Citar

Ribeiro de Castro Freitas, L., Santos de Paula Freitas, L., Reis Betini, C., Santos Zignago, M. E., Antunes Pereira, Q., Feliciano Simões, M., & Magalhães Siman Meira, F. D. (2025). PE-31 Pandemia de Covid-19: um estudo longitudinal dos seus impactos sobre a saúde mental de universitários. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 10(s1). https://doi.org/10.22563/2525-7323.2025.v10.e00206

Resumo

Introdução: A pandemia de Covid-19, declarada em 2020, pela Organização Mundial da Saúde, levou países ao redor do mundo adotarem medidas de isolamento social para conter a disseminação do vírus, impactando a saúde mental da população global (OPAS, 2020). Segundo a Brooks, et al (2020), a interrupção da rotina, o medo de infecção, dificuldades financeiras e o distanciamento social agravaram o sofrimento psicológico. Analisando o meio acadêmico, estudantes enfrentaram dificuldades de adaptação no ensino remoto, sobrecarga acadêmica e preocupações com o futuro (Aristovnik et al., 2020). Objetivo: Avaliar o impacto da pandemia de Covid-19 acerca da saúde mental de universitários. Material e Método: O estudo, aprovado pelo comitê de ética em Pesquisa com seres humanos (CAAE 14325019.6.0000.8151), utilizou dados coletados em três momentos distintos: antes, durante e após a pandemia. A pesquisa, de caráter longitudinal e observacional, avaliou variáveis como dados sociodemográficos, trajetória acadêmica e sintomas sugestivos de depressão e ansiedade entre discentes de uma Universidade Pública no sul do Espírito Santo. Os dados foram coletados por um questionário online e analisados no SPSS®. Para a descrição da amostra e estimativa de prevalência, foram utilizadas tabelas de frequência absoluta. Para a comparação longitudinal dos dados foi utilizado o teste de McNemar, para análise da presença ou ausência de sintomas sugestivos. Para todas as análises adotou-se o nível de significância de 5%. Resultados e Discussão: A amostra contou com 57 respondentes, sendo 77,2% do sexo feminino e 22,8% do sexo masculino. Observou-se uma elevada prevalência de sintomas sugestivos de depressão e ansiedade. No período antecedente à pandemia os sintomas sugestivos de depressão entre os estudantes eram de 35,1%, durante era de 38,6% e no cenário pós pandêmico era 43,9%. Ademais, os sintomas sugestivos de ansiedade antes da pandemia eram de 45,6%, 38,6% durante e após a pandemia eram de 47,4%. Conclusões: Esse estudo destaca a importância de avaliar a saúde mental no ambiente acadêmico, especialmente diante dos desafios que afetam o bem-estar dos estudantes. Os dados analisados reforçam a necessidade de iniciativas institucionais para promoção de suporte psicológico e ações preventivas, contribuindo para melhorias no ambiente acadêmico, favorecendo a saúde mental dos estudantes e o crescimento acadêmico e profissional.

https://doi.org/10.22563/2525-7323.2025.v10.e00206
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Copyright (c) 2025 Lara Ribeiro de Castro Freitas, Lívia Santos de Paula Freitas, Carolina Reis Betini, Maria Eduarda Santos Zignago, Quesia Antunes Pereira, Maxwell Feliciano Simões, Fabiana Dayse Magalhães Siman Meira