PE-54 Educação física escolar e hemofilia: um relato de experiência sobre conscientização e inclusão

Palavras-chave

Hemofilia
Educação Física
Inclusão Escolar
Profilaxia
Educação em Saúde

Como Citar

Araujo Elias, C., Avelino Alves Henrique, C., Antonina Lisboa, V. R., Teller Vasconcelos Lima, T., & Paula Careta, F. (2025). PE-54 Educação física escolar e hemofilia: um relato de experiência sobre conscientização e inclusão. JORNAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E FARMACOECONOMIA, 10(s1). Recuperado de https://www.ojs.jaff.org.br/ojs/index.php/jaff/article/view/1250

Resumo

Relato de experiência: A hemofilia é uma doença genética e hemorrágica caracterizada pela deficiência dos fatores de coagulação VIII (hemofilia A) ou IX (hemofilia B), provocando sangramentos frequentes, especialmente nas articulações. Trata-se de um distúrbio da coagulação sanguínea em que se faz necessário a adoção de medidas preventivas, como a realização do tratamento adequado. A prática de atividades físicas é fundamental para o desenvolvimento motor, social e emocional de crianças e adolescentes. No entanto, a falta de conhecimento por parte de escolas e professores sobre a hemofilia frequentemente impede a participação desses alunos nas aulas de educação física, limitando o acesso aos benefícios do esporte e da inclusão. A prática de exercícios físicos exige cuidados específicos para garantir segurança e bem-estar. A profilaxia é essencial para reduzir o risco de hemorragias de pessoas com hemofilia, consistindo na reposição dos fatores de coagulação para prevenir sangramentos antes da prática de atividades físicas. A meia-vida dos fatores de coagulação é um critériofundamental para atingir a efetividade máxima da profilaxia, a administração deve ser feita em horários adequados à rotina de cada indivíduo. Diante disso, é essencial que professores, familiares e profissionais da saúde compreendam a importância da profilaxia e de estratégias para a prática esportiva segura, permitindo que esses jovens desenvolvam suas habilidades físicas e sociais, promovendo não apenas saúde, mas também socialização e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é destacar a importância da educação física para crianças e adolescentes com hemofilia, abordando os benefícios da atividade física e da profilaxia para uma prática esportiva segura e inclusiva. Este relato descreve o desenvolvimento de um folder informativo como estratégia de educação em saúde voltada à conscientização sobre a importância da inclusão de alunos com hemofilia nas aulas de educação física. O material foi idealizado com o objetivo de traduzir informações científicas de forma acessível, especialmente para não hemofílicos, incluindo educadores, familiares e estudantes. O conteúdo do folder abordou conceitos essenciais sobre a hemofilia, a importância da profilaxia antes da prática esportiva e os benefícios do exercício físico seguro. Além disso, foram destacados os direitos de inclusão escolar e a necessidade de adaptação das atividades físicas. O material foi organizado de forma visual e didática, com o uso de ilustrações, gráficos explicativos e linguagem simples, visando alcançar diferentes públicos. A construção do folder possibilitou aplicar conhecimentos adquiridos durante a graduação em Farmácia e reforçou o papel do profissional da saúde na promoção de práticas inclusivas e educativas. A experiência contribuiu para a formação acadêmica e pessoal, incentivando reflexões sobre a responsabilidade social da universidade e a importância da educação em saúde como instrumento para transformação e inclusão.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Cassiane Araujo Elias, Clara Avelino Alves Henrique, Victoria Regina Antonina Lisboa, Thays Teller Vasconcelos Lima, Francisco Paula Careta